Header Ads

Posts recentes
recent

Lady Bird e Me Chame Pelo Seu Nome são (praticamente) o mesmo filme

Filmes sobre o amadurecimento criaram praticamente um sub-gênero próprio, os chamados coming of age (a chegada da idade), e por uma feliz coincidência dois dos melhores do sub-gênero nos anos 2000 estão concorrendo juntos nas premiações da temporada, mas o que os torna tão parecidos e especiais? 


Tanto Lady Bird quanto Me Chame Pelo Seu Nome desenvolvem uma narrativa baseada no relacionamento de seus protagonistas com as pessoas próximas a eles, sendo produções quase que exclusivamente sobre convivência e aprendizado. Para ser mais específico ainda, fica claro em determinados momentos dos dois filmes que a relação com os pais é o cerne disso tudo. Enquanto Christine vive em pé de guerra com a mãe e suas opiniões e objetivos divergentes, Elio encontra nos pais todo o respaldo e a segurança para o desenvolvimento de seu romance e seus planos além disso.

O ponto aqui não é comparar ou eleger a melhor “conduta parental” dadas as situações em que esses jovens colocam seus pais, mas mostrar que nessas diferenças de causas e consequências moram a beleza do amadurecimento. As pessoas são diferentes porque passaram por experiências diferentes e viveram de maneiras diferentes, e no final ambas as produções tratam de forma semelhante essa sutil evolução. Nem Elio nem Christine terminam suas histórias da forma que começaram. Aquele pequeno período do tempo de vida que o público tem o prazer de acompanha-los permite refletir sobre a nossa própria transformação e a importância das pessoas ao redor nessa formação de caráter. 

Os dois filmes desenvolvem esse arco de maneira tão delicada que emociona. As risadas, as lágrimas, as perdas, as vitórias, na vida real esses contrapontos andam de mãos dadas e não são tão simples como o maniqueísmo visto frequentemente no cinema. É maravilhoso poder acompanhar personagens reais, com problemas e questionamentos reais que nos levam a questionar nossa própria jornada. A vida e seus tropeços rendem ótimas histórias, afinal.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.