Header Ads

Breaking News
recent

5 esquetes para (tentar) entender Monty Python

Monty Python ou The Pythons é um grupo de comédia britânico roteirista e intérpretes da série cômica Monty Python's Flying Circus, um programa de televisão britânico que foi ao ar pela primeira vez em 5 de outubro de 1969. Como série televisiva, consistiu de 45 episódios divididos em 4 temporadas. Entretanto o fenômeno Python não se limitou a apenas isso, espalhando-se por showsfilmes, programas de rádio, além de lançar seus seis integrantes ao estrelato.



O humor non-sense foi basicamente reinventado por esses caras, canais como o Adult Swin (Rick and Morty) e séries como South Park foram claramente inspirados por esses gênios da comédia que tem, na Inglaterra, seu fenômeno comparado com o dos Beatles, criando inclusive esse - praticamento - gênero chamado "humor britânico", piadas completamente aleatórias e fora de tom indo da pura falta de lógica até a crítica de temas até hoje sensíveis.

Mas o meu foco vai ser introduzi-los a esse tal Monty Python's Flying Circus, série com várias esquetes que foram totalmente a inspiração para o formato do Porta dos Fundos e do Tá No Ar: a TV na TV, Flying Circus mostrava esquetes e pequenas animações, entre os diversos quadros exibidos, houve aqueles que ganharam fama e até hoje são lembrados como pérolas do humor, 4 deles (+2) separados aqui:

A Piada Mais Engraçada do Mundo

O que faz deste o melhor esquete de Monty Python para mim é que ele pega um conceito simples, uma piada tão engraçada que quem a lê literalmente morre de rir, e leva as últimas conseqüências. Para a Segunda Guerra. Os Aliados traduziram a piada para o alemão e a levam para o campo de guerra a jogando ao vento, e assim ganham a guerra, hilária a escalada de importância que a piada tem.

Um dado engraçado: Um psicólogo inglês chamado Richard Wiseman fez uma pesquisa para encontrar a piada mais engraçada do mundo, eis o resultado: 
Dois caçadores estão em um bosque, quando um deles desmaia. 
Ele parece não estar respirando e seus olhos estão vidrados. 
O outro caçador pega o telefone e liga para a emergência: “Meu amigo está morto! O que faço?”. 
O atendente responde: “Calma, eu te ajudo. Primeiro, temos que ter certeza de que ele está morto”. 
Há um silêncio, e então um tiro é ouvido. De volta ao telefone, o cara diz: “Pronto, e agora?”.
Espero que todos os estejam vivos, se estão se perguntando qual é, de fato, a piada traduzida para o alemão na esquete: "Wenn ist das Nunstrück git und Slotermeyer? Ja! Beiherhund das Oder die Flipperwaldt gersput.", que não possui nenhuma tradução real.




SPAM

Um casal vai a um restaurante cheio de vikings, onde o único tipo de comida é "SPAM", uma marca de carne enlatada (aparentemente horrível) que realmente existia na Inglaterra. Tamanha influência exerceu o grupo que, após um grupo de advogados enviar uma mesma mensagem a um grupo de discussão na internet, em 1994, o fato de o Monty Python haver, numa de suas apresentações como vikings repetirem sucessivamente o nome de um enlatado chamado spam(Spiced Ham, ou presunto temperado), por analogia (com a repetição das mensagens) este nome foi então adotado para designar aquilo que hoje, em internet, chama-se spam.

 e

Ministério dos Andares Estúpidos 

Para criticar as preferências do governo inglês vamos idealizar uma divisão dedicada a incentivar e fiscalizar os andares mais idiotas da Inglaterra, num exemplo clássico de boa comédia física.


A Partida de Futebol dos Filósofos

Em Partida de Futebol dos Filósofos, nas Olimpíadas de Munique rola uma partida de futebol entre a Grécia e a Alemanha, com seus devidos representantes filósofos. Aparecem na esquete Arquimedes (John Cleese), Sócrates (Eric Idle), Hegel (Graham Chapman), Nietzsche (Michael Palin), Marx (Terry Jones) e Kant (Terry Gilliam).

Confúcio é o árbitro, sendo que Tomás de Aquino e Santo Agostinho (com auréolas) atuam como auxiliares. O técnico alemão é Martinho Lutero. Quando o jogo começa, os filósofos ponderam suas teorias enquanto caminham em círculos no campo. Franz Beckenbauer é o único jogador de futebol genuíno no campo e uma “surpresa na escalação” da equipe alemã.



A Música da Galáxia / Todo Esperma é Sagrado

E para já emendar as esquetes aos poucos e bons filmes do maior grupo de comédia da história do mundo já puxo aqui duas cenas musicais de um dos melhores filmes deles, Monty Python e o Sentido da Vida, que junto com o genial A Vida de Brian e o engraçadíssimo Monty Python e o Calice Sagrado criam a sua trindade no cinema. Aproveitem.



Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.