Header Ads

Posts recentes
recent

Entendendo Star Trek e sua linha do tempo

Espaço: A Fronteira Final... estas são as viagens da nave estrelar Enterprise, em sua missão de cinco anos para exploração de novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem nunca esteve!


Star Trek é uma franquia norte-americana criada por  Roddenberry que teve início em 1966, o criador da série trata de questões como: guerra e paz, autoritarismo e liberdade, racismo, sexismo e direitos humanos, a religião e o papel da tecnologia e o que nós homens podemos fazer com ela.


Roddenberry desejava mostrar o que a humanidade poderia se transformar e consequentemente evoluir se tivessem aprendido com o passado, mais especificamente terminando com a violência e abandonado todos os "padrões" da época, tornando-se então uma sociedade altamente evoluída e organizada.

Leia: Star Trek é o sonho por um mundo melhor.

Tal organização pode ser percebida através da maneira que tudo da Frota Estrelar é segmentada, como a própria divisão do trabalho em cores. Desde o inicio da organização das primeiras tripulações da Frota, a cor era a principal fonte de agrupamento, e no século XXIV foram padronizadas, tanto para base estelar ou planetária, estações espaciais ou naves de qualquer tipo e tamanho.

Na parte do Comando os oficiais e tripulantes são pessoas selecionada por sua grande capacidade na gestão de pessoas, em táticas, liderança e comprometimento. A cor correspondida a esta grupo é Vermelho.

A Divisão de engenharia pertence a cor amarela, são pessoas responsáveis pelo uso, treinamento e armazenamento correto de tudo o que se usa numa instalação, estação ou nave estelar da Frota. São os que cuidam da distribuição de energia, da pilotagem, da analise de sistemas, das comunicações, das configurações de sintetizadores de alimentos e etc.

A cor azul foi destinada a Divisão de Ciências e Medicina, na qual são responsáveis por resolver problemas e desenvolver novas tecnologias principalmente,são destinados à exploração, pesquisa científica, estudos, levantamento de fatos e saber como funciona o universo físico, estudam também culturas, artefatos, fenômenos atmosféricos e todo tipo de Tecnologia.


Dados mostram que 10% da tripulação vestia camisa amarela; 8% azul; 73% vermelha; 9% outras.

O universo de da franquia é tão complexo que, assim como outros, criaram-se novas culturas e línguas, como por exemplo a língua klingon, em que pode-se usar o alfabeto latino, porém possue sua própria escrita e dicionário, o chamado: "The Klingon Dictionary".

Além do idioma Klingon existe também o Vulcano, no qual não é reconhecido pelo universo da Paramount, porém possue diversas variações, como por exemplo o superior, o médio e o inferior, a Escrita cerimonial (Vanu-Zukitan), a Escrita comum (Tsuk-Zukitan) e a Escrita para mídia (Hitra-Zukitan).

Para entender um pouquinho mais sobre o universo de Trekker, vamos ver a linha do tempo:

1969 – Astronauta Neil Armstrongé o primeiro homem a andar na lua terrestre.

1977 - A primeira nave espacial chamada Enterprise é lançada pela NASA.

2049–2053 – Acontece a Terceira Guerra Mundial.

2054–2079 - Época do horror pós-guerra nuclear.

2063 - Primeiro Contato com a espécie Vulcanos.

2103 - Planeta Marte é colonizado.

2151–2161 - Enterprise (NX-01) é a primeira nave a explorar o espaço profundo: eventos da até então última série no universo de Star Trek, Enterprise (2001-2005).


2156-2160 - Guerra entre Terra e Romulanos.

2161 - Fundação da Federação dos Planetas Unidos, da qual a Terra, de Kirk, e Vulcano, planeta de Spock, fazem parte.

2164 - Nave USS Franklin desaparece.

2233 – Romulano Nero chega ao passado e destrói a nave terráquea USS Kelvin (nova linha do tempo é criada - Linha do Tempo Kelvin).

2245 - 2250 - Nave USS Enterprise (NCC-1701) é lançada sob o comando do Capitão Christopher Pike para uma missão de 5 anos no espaço. A tripulação da USS Enterprise responde a um chamado de socorro (Primeiro Episódio piloto feito para série clássica, em 1965).

2258 - Spock volta no tempo. Kirk assume comando da Enterprise (NCC-1701) e o planeta Vulcano é destruído.

2259 - 2260 - Khan faz ataques contra a Federação e o Capitão Kirk a tripulação da Enterprise precisam pará-lo a todo custo.

2263 – Após 3 dos 5 anos de sua missão de exploração no espaço, a Enterprise encontra um novo perigo que ameaça a tripulação da nave e também a população de uma estação espacial da fronteira da galáxia controlada pela Federação.

Em vermelho: universo alternativo criado na recente trilogia da Paramount por JJ Abrams

2265 - A Enterprise, comandada por James T. Kirk, está em missão exploratória quando encontra a SS Valiant, nave terráquea perdida há 200 anos (Segundo Episódio piloto feito para série clássica, em 1965).

2266–2269 - Na linha do tempo clássica, a USS Enterprise (NCC-1701) explora a galáxia sob comando do Capitão Kirk (Série clássica, exibida entre 1966 e 1969).

2285 - Spock morre após enfrentar Khan, em eventos do filme de 1982 Star Trek: A Ira de Khan mas a tripulação da Enterprise descobre um jeito de trazê-lo de volta. 

2286 - A tripulação precisa voltar à Terra para enfrentar julgamento por suas ações.

2293 - Em "Star Trek V: A Fronteira Final" Enterprise precisa impedir o meio irmão de Spock, Sybok, de acordar uma criatura poderosa

 2293 - Capitão Picard encontra o aposentado (e supostamente morto) Capitão Kirk e juntos eles pecisam parar um maníaco que pretende destruir um planeta inteiro no longa Star Trek Generations (1994), primeiro estrelado pelo elenco de Star Trek: Next Generation.

 2364 - 2370 - Um século depois dos eventos  da série clássica uma nova USS Enterprise (NCC-1701r-D) explora as regiões próximas da Via Láctea sob comando do Capitão Picard, chegamos na série Star Trek: Next Generation (1987-1994).

 2369 - A Estação Deep Space Nine passa a ser administrada de forma conjunta pela Federação dos Planetas Unidos. (Star Trek: Deep Space Nine durou de 1993 até 1999)

 2371 - 2378 - Nave Voyager explora os confins da Via Láctea: Star Trek Voyager (1995-2001)

2373 – Alienígenas Borgs, espécie de organismos cibernéticos que vive de assimilar outras raças, atacam a Terra e tentam mudar a linha do tempo para dominar o planeta antes de ele se tornar uma potência galáctica, mas Capitão Picard volta com a Enterprise para salvar a humanidade. Star Trek: Primeiro Contato foi a continuação de Star Trek: Generations, sendo o segundo filme estrelado pelo elenco de Next Generation.

2375 - A Federação conspira contra os habitantes de um planeta e Capitão Picard se rebela, junto com a tripulação da Enterprise, para fazer justiça em Star Trek: Insurreição; terceiro longa dos personagens de Next Generation.

2379 – Enterprise (NCC-1701-E), nave comandada por Picard, vai até o sistema Romulano para um suposto tratado de paz. Isso no filme de despedida do elenco de Next Generation; Star Trek Nêmesis.

2387 – Planeta Rômulo é destruído e Nero e Spock entram numa singularidade e voltam no tempo até 2233 e 2258 respectivamente e criam uma nova linha do tempo, estopim para os eventos da cena de abertura do longa de 2009.

A franquia da série ganhará uma nova produção, Star Trek: Discovery. De acordo com o produtor“Essa nave é chamada de Discovery por alguns motivos”, explicou Fuller. Ele acrescentou que o título de Star Trek: Discovery também foi sobre “o que a palavra ‘descoberta’ significa para o público de Star Trek, em que foi prometido um futuro por Gene Roddenberry, onde se juntam como um planeta e procuram novos mundos e novas raças alienígenas para explorar, compreender e colaborar”.

Star Trek Discovery estreará 25 de Setembro pela CBS em parceria com a Netflix, onde receberá 8 episódios, seguidos por uma pausa de 2 meses para mais 7, totalizando 15 episódios numa primeira temporada.



3 comentários:

  1. Já está precisando de uma atualização com a Discovery e Picard.

    ResponderExcluir
  2. O autor poderia atualizar essa timeline incluindo DISCOVERY e STRANGE NEW WORLDS??

    ResponderExcluir

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.