Header Ads

Posts recentes
recent

Batman vs Superman: Deus, o Homem e o Demônio

Que Snyder sempre procura trazer cenas fortes e significativas em seus filmes é fato, mas o que muitos talvez não percebem é que existe uma mensagem (geralmente até que bastante clara, mas que as vezes se torna apenas um plano de fundo em meio ao espetáculo visual) em seus filmes. Como exemplo Batman v Superman, em que temos a principal mensagem do Cristianismo transmitida no roteiro, e que é desenvolvida nos três personagens principais do filme: Superman sendo o intocável Deus, aquele que trás a esperança aos homens que não se corrompem. Batman como o homem manipulável que se deixa levar pelo bem ou mal (nesse caso mal, visto que caiu no conto de Luther (Diabo) e desafiou a Deus), e Lex Luthor como o Diabo, aquele que corrompe. 



Superman é um herói, que segue o sentido puro da bondade (nos mandamentos de Deus), fazer o bem simplesmente por ser o certo, salvar a todos. Enquanto Lex, como demônio, faz o possível para colocar Bruce/Batman (e a própria humanidade) contra o salvador de Metrópolis, colocando o homem em conflito com seu próprio salvador. 



É nesse ponto que vemos a principal analogia Cristã, onde o diabo maquina vários meios e planos para colocar o homem contra Deus, forçando assim o conflito, o questionamento se de fato "Deus é mesmo de todo bom, já que é onipotente?", e assim começam os questionamentos de Bruce sobre o Superman. Apocalipse não seria em si o demônio, mas sim o pecado que separa o homem de Deus (enviado pelo demônio), mas leva a união dos dois para combatê-lo. 


É fascinante essa leitura do Homem de Aço do Snyder, assim como Cristo deu sua vida para os homens, Clark também se sacrifica para que todos possam viver (outro ponto em questão é a lança de kryptonita, uma analogia a lança utilizada para perfurar o corpo de Cristo na cruz) e assim é feito, Cristo "morre" e o homem tem a chance de viver, e no fim se inspirar em sua morte para melhorar. Como aconteceu com Bruce, que lamenta e confessa que falhou com ele e que ele de fato era bom, assim como um dos soldados romanos falou após a morte de Cristo, levando a humanidade (Batman) repensar seus atos, já que Jesus (Superman) deu sua vida por todos nós. E para finalizar, como todos nós sabemos o Superman irá Ressuscitar e formará a liga da justiça com o Batman/homem, assim como após a ressurreição e volta de Cristo se dará a comunhão de Deus com os homens.




Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.